A Profissão: Secretariado Executivo
O secretariado executivo é uma profissão da qual muito se exige no mundo atual: conhecimentos gerais e gerenciamento de processos visando a solução de problemas de um mercado de trabalho, cuja influência na sociedade, cada vez mais complexa, não permite que esse profissional invista em ser apenas um escriturário solucionador de simples problemas do dia-a-dia.
Os Cursos de Secretariado Executivo chegaram à universidade para enfrentar exigências de uma profissão que se tornou indispensável nas organizações e cuja amplitude de ação vai muito além da esperada anteriormente. A participação desse profissional é, nos dias de hoje, muito mais intensificada pela grande responsabilidade de que deles se exige.
As profissões são regulamentadas por leis, decretos e portarias e o secretariado rege-se pelas Leis nº 7.377, de 30 de setembro de 1985, e 9.261, de 10 de janeiro de 1996. A Lei nº 7.377 regulamentou a profissão de secretário e a Lei nº 9.261 a complementou. A Federação Nacional dos Profissionais de Secretariado (FENASSEC) apresenta em seu site essas leis integradas. WWW.fenassec.com.br
A função do secretário
Na atualidade, a tendência do mercado de trabalho é exigir do profissional conhecimentos generalizados e competências múltiplas que transcendam as fronteiras do país no qual vive; e esta exigência é ainda maior quando o enfoque é para profissões como o secretariado.
Busca de novas tecnologias e habilidades, aprendizagem contínua, além de parceria e conseqüente espírito de cooperação são características que não podem faltar a esse profissional.
A função de secretário exige que ele aprenda a analisar o mercado, definir sua missão, ter objetivos e reconhecê-los em seu trabalho, ter planos de ação e, certamente, agir com ética.
Do livro Secretariado – Anna Cecília de Moraes Bianchi/Marina Alvarenga/Roberto Bianchi
No site da Fenassec você encontra tudo sobre Secretária Executiva: www.fenassec.com.br
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